segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Desejo

    Há algumas maneiras de desejar: desejar alguma coisa, desejar alguém, desejar alguma coisa a alguém ou a si próprio... eu gostaria de falar um pouco sobre este último tipo de desejo...
    Quando se deseja algo para si, dois motivos me vem a cabeça:

1 - Eu quero
e
2 - Eu mereço

    Não li o livro "O Segredo", mas sim apenas algumas resenhas e comentários diversos, pegando carona nisso, acredito que muitas vezes apesar de sentirmos firmemente que queremos algo, não nos apercebemos de que o eu mereço, NÃO está em sintonia com o primeiro e portanto os dois não tem forças suficientes para concretizar o "querer".
    Baseado nos dizeres do poeta "basta ser sincero e desejar profundo", eu pergunto: Até que ponto a nossa sinceridade interior influencia o resultado final (sucesso / fracasso) do querer?... me faço entender: Se desejamos alguma coisa por que queremos, ao mesmo tempo é necessário sentir-se merecedor, ora, quando não nos sentimos assim a não-realização é iminente e é por isso que nos decepcionamos com o "fracasso" do famoso pensamento positivo, ou seja, não desejamos sincera e profundamente, daí derivam entre outras coisas as "profecias auto-realizáveis".
    Estava "surfando" pela Super-via da Informação e me deparei com a seguinte frase de Ben Stein - em voga atualmente devido ao longa Expelled (10 partes com legenda em português) - que diz "O primeiro passo indispensável para conseguir as coisas que você quer da vida é este: decida o que você quer.", pois bem, eu diria que o segundo passo é sentir-se da mesma forma como ilustra o Oráculo no filme Matrix "Ser o escolhido é como estar apaixonado: Ninguém pode te dizer se você está. Você simplesmente sabe. Não tem dúvida, nenhuma" traduzindo em miúdos: Saber o que querer e se SENTIR VERDADEIRAMENTE MERECEDOR independentemente do mundo exterior, pois assim o dito "pensamento positivo" dá lugar ao SENTIMENTO POSITIVO e, conseqüentemente, à REALIZAÇÃO do DESEJO.

    Obviamente há que se cuidar deste sentimento para que a prática leve a perfeição, de outra forma caí-se em um círculo-vicioso: não sei o que quero, não me sinto merecedor, não concretizo, sou coitado; e volta pro começo.
    Com a ajuda de Deus e a parte que nos cabe sendo bem-feita, o sucesso é uma questão de tempo.


Abração e até mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

"Ser sincero e desejar profundo", como disse o grande Raul Seixas! E é a mais pura verdade!

Anônimo disse...

Gostei da matéria.
Me chamou muito a atenção o fato de que "pensamento positivo" deve ser entendi como "sentimento positivo", que é como um somatório do querer de verdade e ter o respectivo mérito. Aí, o ser é impregnado desse sentimento positivo, vibra, e essas vibrações são captadas pelas forças que regem o Universo e retornam trazendo o que você "pediu". Parabéns pelo blog.